Enquanto no Brasil o TSE limita de diversas formas o uso dos meios digitais nas campanhas políticas municipais neste ano, nos EUA o candidato Barack Obama vem inovando constantemente no uso destas mídias, especialmente através do mobile marketing.

Durante toda campanha, os eleitores estão sendo estimulados nos comícios e pelas mídias tradicionais para interação através do short code 62262 (que formam as letras OBAMA), enviando mensagens com a palavra HOPE para se inscrever para o recebimento de notícias e updates da campanha.

O candidato também possui um mobile site muito bem desenvolvido (apesar de um pouco ‘pesado’), onde diversos conteúdos estão disponíveis para os eleitores, como a agenda, material para download (ringtones, vídeos, wallpapers), indicações para amigos, entre outros (screenshot do mobile site abaixo).

Além disso, há duas semanas, após a escolha do candidato a vice-presidente da chapa, os eleitores inscritos (que fizeram o opt-in) receberam em primeira mão o nome do senador Joe Biden como o escolhido. A Nielsen estima que 2,9 milhões de pessoas receberam a mensagem, o que representaria o maior evento isolado de mobile marketing dos EUA.

Segundo Nic Covey, Director of Insights da Nielsen Mobile, “O valor da mensagem vai muito além das 26 palavras e 2,9 milhões de destinatários. Com a ação, Obama se posicionou como uma pessoa de ponta, inflando ainda mais a já enorme atenção dada pela imprensa para a escolha do seu VP, e estabelecendo uma relação via a mais desejada forma de contato com os seus apoiadores: o telefone celular”.

Mais informações sobre a campanha neste link.

Anúncios