Por IDG News Service/EUA

Publicada em 29 de junho de 2009 às 17h53

Seattle – Iniciativa pretende levar acesso à informação em regiões rurais de países pobres.

O Google lançou um serviço de mensagens de texto (SMS) para ajudar a população rural de países menos favorecidos  a acessar informações em tempo real.

O sistema foi desenvolvido em Uganda, na África, com a colaboração da operadora local MTN Uganda e da organização sem fins lucrativos de combate à pobreza Grameen Foundation.

O serviço SMS permite que as pessoas enviem mensagens de texto com certas palavras-chave para receber informações de diversas categorias. O Farmer’s Friend oferece alertas de previsão do tempo para fazendeiros, por exemplo. Em um vídeo postado no blog do Google.org, um fazendeiro usou o serviço para descobrir se deveria usar pesticida em sua plantação de tomates ou algum produto que já possuísse em mãos e em excesso. O dinheiro economizado pode ser usado para comprar mais terra.

Outros serviços de SMS como o Health Tips e o Clinic Finder permitem que as pessoas encontrem informações sobre sexo e saúde reprodutiva e encontrem hospitais nas proximidades. Basta digitar a palavra “clinic” seguida da cidade e um SMS com a informação será recebido. O serviço cobra apenas o valor de uma mensagem de texto comum no país.

É difícil descobrir um modelo de negócios, mas é certo que celulares são um equipamento que já têm uma incrível penetração nessas regiões – mesmo em sua maioria não possuindo capacidade de navegar na internet, afirmou Peter Bladin, fundador do centro de tecnologia da Grameen Foundation.

Nancy Gohring, editora do IDG News Service, dos EUA

 

Anúncios