Rede social é palco escolhido pela MPM para estrear institucional da Ambev e atrair candidatos ao programa de trainee da companhia

Robert Galbraith

21/07/2009 – 10:39

Começar como trainee, chegar a presidente da empresa em 48 horas e, no dia seguinte, acordar rebaixado a supervisor. É com este aplicativo, inspirado nos jogos portáteis dos anos 80, que a Ambev desembarca nesta semana no Orkut com uma campanha institucional criada pela MPM para divulgar seu programa de treinamento. É o primeiro trabalho da agência presidida por Bia Aidar na conta institucional da multinacional desde que esta migrou da NovaS/B, há cerca de três meses.

Daniel Chalfon, sócio-diretor de mídia da MPM e também responsável pela direção digital, enfatiza que o novo jogo conquistará muitos adeptos entre os mais de 17 milhões de usuários únicos mensais brasileiros do principal portal de relacionamentos no País. “Apostamos em um efeito viral que, além de mostrar o valor que a Ambev dá a esse programa, vai atrair muitos novos talentos, este sim o maior objetivo da campanha”, explica Chalfon. A negociação com o Orkut não envolveu compra de espaço, apenas a cessão do aplicativo, assim como muitos outros disponíveis no portal – como o popular Budy Poke, criação da Mentez. “Eles têm interesse nesse tipo de parceria para gerar mais tráfego no site”, diz Chalfon.

O dispositivo “Vai uma aí?” – muito similar aos clássicos jogos da década de 80, como Mario Bros e Donkey Kong, entre outros – desafiará os usuários que o baixarem a superar obstáculos para distribuir virtualmente os produtos da empresa e conquistar posições dentro da companhia a partir do cargo de trainee. De acordo com a pontuação, em uma competição paralela, com outros jogadores no Orkut, a hierarquia permite tanto a chegada ao posto mais almejado – a presidência – como eventuais rebaixamentos em caso de mau desempenho.

O sócio-diretor da MPM esclarece que a adesão é voluntária e não há qualquer estímulo via correntes ou pirâmides. Também não existe relação entre o resultado do game e o processo de seleção dos trainees. “E não há qualquer tipo de premiação. A adesão se dará à medida que o jogo caia no gosto dos usuários do Orkut. É um desafio e tanto, pois as marcas ainda patinam quando tentam explorar esse novo caminho”, diz Chalfon, lembrando ainda a exigência de que os jogadores sejam maiores de 18 anos.

Uma campanha na mídia impressa, com cinco modelos de anúncios para jornais e revistas, e banners na internet servirão também para chamar usuários a testar o jogo e visitar o portal dos trainees da Ambev, onde cinco deles terão um blog contando o dia a dia do trabalho na empresa. Todos aparecem com camisas em que as logomarcas das principais bebidas da companhia são trocadas por Sucesso (Skol), Oportunidades (Antarctica), Chance (Brahma), Carreira (Guaraná) e Futuro (Bohemia), mesma linha seguida nos anúncios impressos.

O site também recebe inscrições de candidatos e disponibiliza o jogo Ambevômetro, que testa o conhecimento dos futuros trainees sobre os produtos fabricados pela multinacional. “No fim, a empresa quer atrair os candidatos mais talentosos e mostrar a importância do programa para a companhia no plano institucional”, conclui Chalfon.

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?De_olho_no_Orkut

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