Por IDG News Service/Japão

Publicada em 23 de julho de 2009 às 08h55

Sistema usa imagens capturadas ao vivo da câmera do celular e mostra pontos de interesse nas proximidades do usuário determinados pelo GPS.

As duas maiores operadoras de telefonia do Japão, NTT DoCoMo e KDDI, apresentam nesta semana suas últimas pesquisas em realidade aumentada. A tecnologia, conhecida como RA, mistura o mundo real com dados digitais e é vista como o avanço natural para os futuros celulares.

O sistema de RA da DoCoMo provê informações na tela do aparelho ao sobrepor a câmera do telefone sobre uma determinada imagem. A tecnologia apresentada usa o sensor do Sistema de Posicionamento Global (GPS) do celular para encontrar a localização do usuário e determina, a partir de uma bússola digital, qual a direção para onde o usuário está voltado. Com o conhecimento desses dois dados, o sistema busca no banco de dados informações sobre pontos de interesse nas proximidades (shoppings, bancos, lanchonetes etc.).

Na demonstração feita durante o evento Wireless Japan, em Tóquio, nesta quinta-feira (23/7), o celular usou imagens ao vivo de uma estação de trem, capturadas pela câmera embutida. Na tela apareciam prédios e restaurantes da região. Mesmo que o estabelecimento não estivesse à vista da câmera do celular – atrás de um outro prédio, por exemplo – o sistema apresentava um sinal de que havia algum restaurante próximo, que apenas não podia ser visualizado.

O protótipo era um celular baseado no sistema operacional móvel do Google, o Android, e a operadora iniciou, no evento, uma fase de testes com mil usuários.

A operadora KDDI também apresentou suas pesquisas em realidade aumentada. O sistema, no entanto, não mostra imagens ao vivo da câmera do celular. Mas mostra um grande acervo de fotos tiradas dos pontos de interesse de todo o país, conforme a localidade do usuário determinada pelo GPS.

Ambos os sistemas ainda estão em desenvolvimento e não têm dada determinada para lançamento comercial.

Martyn Williams, do IDG News Service

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/07/23/operadoras-japonesas-demonstram-realidade-aumentada-em-celulares/

Anúncios