Os sinais de TV digital já cobrem mais da metade dos domicílios com televisores no Brasil, mas apenas 3% deles usufruem da nova tecnologia, que oferece imagem e áudio de melhor qualidade.

A TV digital já foi lançada em 22 cidades/metrópoles, onde se concentram 53% dos 53,4 milhões de domicílios com TV. Nesses domicílios, vivem 95,2 milhões de pessoas, ou 49,8% da população brasileira.

De acordo com o Fórum de TV Digital, entidade que reúne fabricantes, emissoras e governo, já existem 1,6 milhão de receptores de televisão digital no Brasil.

A estimativa inclui cerca de 1,2 milhão de televisores com receptores digitais integrados ou com caixas decodificadoras e 400 mil celulares e minitelevisores que captam TV digital.

O número de receptores ganhou impulso nos últimos meses, mas ainda é muito pequeno em relação à área de cobertura. Executivos apostam que a Copa de 2010 e que a popularização de celulares com TV levarão a um crescimento muito rápido do uso da tecnologia.

A Globo é a rede com maior cobertura digital. Seu sinal cobre 46,5% da população, mas ainda não chegou à região Norte. Sem contar a Rede Vida (presente em sinal digital em São José Rio Preto), é a única que já expandiu para além das capitais – está em Campinas, Sorocaba, Santos e Uberlândia.

A Record cobre 22% da população, porém está restrita a cinco capitais (SP, Rio, Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju). SBT e Rede TV! cobrem 19,4% da população e a Band, 15,7%.

As informações são de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.

 

Anúncios