Nova Lei publicada no Diário Oficial da União prevê que qualquer tipo de publicidade de marcas e produtos da indústria automobilística deverão conter frases de alerta sobre o bom comportamento no trânsito

31/07/2009 – 14:31

Os anunciantes e a as agências que atendem contas do setor automobilístico – incluindo veículos e peças – terão uma preocupação adicional na elaboração de suas campanhas a partir de agora. Nessa última quinta-feira, 30, o Diário Oficial da União publicou a nova Lei Federal 12.006, que prevê que toda a publicidade de produtos da indústria automobilística venha acompanhada de uma frase ou mensagem educativa sobre o trânsito.

O objetivo da nova medida é tentar orientar os motoristas acerca do comportamento seguro que devem ter ao conduzir o volante e, por consequência, auxiliar na diminuição dos acidentes de trânsito ocorridos no País. Segundo o previsto pela Lei, qualquer comercial de TV, spot de rádio de rádio, anúncios de mídia impressa de revistas ou jornais, outdoors, banners ou qualquer outro tipo de peça deverão conter um alerta como "Se beber, não dirija" ou "Não fale ao celular enquanto dirige", entre outros.

O mote das mensagens educativas e o teor das frases ficará totalmente a critério dos publicitários. Segundo a lei, o objetivo é fazer com que a publicidade da  indústria automobilística siga o exemplo dos anúncios de bebidas alcoolicas e de cigarros, que trazem mensagens como "Beba com Moderação" e "Fumar é prejudicial à saúde".

A publicidade paralela na indústria automobilística é uma prática que vem sendo adotoada em muitos países, sobretudo na Europa, onde os anúncios procuram enfatizar os perigos das atitudes irresponsáveis no trânsito. A ideia é fazer com que as peças de publicidade deixem de destacar apenas os atributos do veículo – como potência e design – para auxiliar na orientação dos motoristas e dos cidadãos.

Com informações do Estado de S.Paulo.

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Anuncios_de_veiculos_deverao_ter_frases_educativas

Anúncios