Por Guilherme Felitti, do IDG Now!*

Publicada em 17 de setembro de 2009 às 19h42

No Twitter, Ricardo Berzoini afirma que recebeu Ben Self, da Blue State Digital, junto com publicitário que fez campanha de reeleição de Lula em 2006.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Berzoini, confirmou nesta quinta-feira (17/9) contatos entre o fundador da Blue State Digital, Ben Self, com o partido para uma parceria para as eleições de 2010.

Self é um dos cofundadores da agência, responsável pelo sucesso da campanha digital do então candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama na corrida pela Casa Branca.

Twitter Berzoini

Em duas mensagens no Twitter, Berzoini afirma que recebeu Self na sede do PT junto com o publicitário João Santana, responsável pela campanha da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2006, Berzoini também foi coordenador da campanha.

O gabinete de Berzoini, que também é deputado federal por São Paulo, confirmou que a conta do Twitter realmente pertence ao presidente do PT.

As mensagens atestam informações ouvidas de fontes anônimas pelo IDG Now! de que Self estaria no Brasil entre terça-feira (15/9) e quinta-feira para reuniões com o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A agenda do presidente divulgada pela Presidência da República nos três dias, porém, não confirma nenhum encontro do tipo.

Pré-contrato assinado

Uma outra fonte também assegura ao IDG Now! que a agência de João Santana e a Blue State Digital já têm um pré-contrato assinado com vistas à eleição presidencial de 2010. Pelo acordo, a empresa americana forneceria  tecnologia e consultoria para a companhia de Santana executar a estratégia digital da candidatura de Dilma Rousseff.

Um impasse, no entanto, estaria dificultando a conclusão da aliança. Santana e o Palácio do Planalto querem exclusividade da Blue State nas eleições de 2010, enquanto a companhia americana quer liberdade para selar parcerias com outros partidos políticos nos Estados.

Contexto

A confirmação dos  contatos entre Berzoini, Santana e Ben Self se dá um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar o texto final proposto pelo Senado para o Projeto de Lei da Câmara 141 de 2009, que guiará a reforma eleitoral.

Entre as alterações referentes à internet, o texto final do PLC 141/09 permite o uso livre da internet nas eleições, com manifestações políticas em blogs, redes sociais e serviços online, além de regulamentar as doações pela internet.

O projeto agora vai ao presidente Lula, que pode sancionar a lei por completo, vetar itens específicos ou o texto todo. Para que guie as eleições de 2010, o projeto precisa ser sancionado e publicado no Diário Oficial até o dia 3 de outubro.

* Colaborou Ralphe Manzoni Jr.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/09/17/presidente-do-pt-confirma-contato-do-partido-com-marqueteiro-de-obama/

Anúncios