Google, MSN, Orkut, UOL, Microsoft, iG, Globo.com, Terra, YouTube e Yahoo foram os preferidos dos brasileiros em agosto

21/09/2009 – 18:41

O Ibope Nielsen Online resolveu tornar público o ranking de audiência na internet brasileira em agosto. Foram divulgados dois rankings com os 10 mais acessados, incluindo e excluindo aplicativos. A base do instituto considera seu painel de residências e local de trabalho.

Os líderes em visitantes únicos incluindo aplicativos foram Google (34.173.000), MSN/ WindowsLive/Bing (32.579.000), Orkut (27.893.000), UOL (27.685.000), Microsoft (25.700.000), iG (23.999.000), Globo.com (22.918.000), Terra (22.776.000), YouTube (22.434.000) e Yahoo (21.871.000).

Quando excluídos os aplicativos, os números mudam para: Google (34.137.000), Orkut (27.893.000), MSN/WindowsLive/Bing (27.707.000), UOL (27.685.000), iG (23.999.000), Globo.com (22.918.000), Terra (22.776.000), YouTube (22.434.000), Yahoo (21.781.000) e Blogger (19.134.000).

Segundo o instituto, em agosto 37,3 milhões de pessoas usaram a internet no trabalho ou em residências, o que representa crescimento de 2,3% sobre os 36,5 milhões registrados em julho. O tempo de navegação por usuário caiu de 48 horas e 26 minutos para 46 horas e 14 minutos.

A quantidade de pessoas com acesso no trabalho ou em residências, que era de 44,5 milhões, cresceu 5% e chegou a 46,7 milhões. O Ibope Nielsen Online projeta a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel.

A divulgação dos números pelo próprio instituto é rara, já que o Ibope Nielsen Online acredita que a posição de "líder em audiência" pode ser ocupada por diferentes organizações ou marcas, de acordo com o tipo de critério utilizado no ranking. Por esta razão, normalmente não recomenda a divulgação  de rankings e desaprova a citação de nome de empresas concorrentes em anúncios.

Veja abaixo, os rankings completos com a audiência por usuários únicos, total de minutos e páginas vistas:

Painel de residências e local de trabalho – 10 marcas, incluindo aplicativos – agosto de 2009:

Brand

Audiência Única (000)

Total de Minutos (000)

Páginas Vistas (000)

Google

34.173

6.394.997

14.893.938

MSN/WindowsLive/Bing

32.579

14.666.604

4.453.464

Orkut

27.893

6.068.968

18.531.372

UOL

27.685

2.797.405

4.075.192

Microsoft

25.700

1.583.738

159.388

iG

23.999

1.255.794

2.210.055

Globo.com

22.918

1.688.541

2.609.028

Terra

22.776

1.134.449

1.933.440

YouTube

22.434

1.309.488

1.779.542

Yahoo

21.871

1.143.352

2.239.515

 

Painel de residências e local de trabalho – 10 marcas, excluindo aplicativos – agosto de 2009

 

Brand

Audiência Única (000)

Total de Minutos (000)

Páginas Vistas (000)

Google

34.137

6.163.339

14.893.938

Orkut

27.893

6.068.968

18.531.372

MSN/WindowsLive/Bing

27.707

2.300.908

4.453.464

UOL

27.685

2.797.363

4.075.192

iG

23.999

1.255.794

2.210.055

Globo.com

22.918

1.688.541

2.609.028

Terra

22.776

1.134.449

1.933.440

YouTube

22.434

1.309.488

1.779.542

Yahoo!

21.781

1.050.861

2.239.515

Blogger

19.134

484.623

889.230


Fonte: Ibope Nielsen Online. Uma marca (Brand) é um conjunto de canais, domínios e/ou urls pertencentes, ligados ou cedidos a uma empresa ou subsidiária. A audiência de home pages, por exemplo, está contida dentro da audiência da marca.

 

Anúncios