Marcelo Tripoli, CEO da agência iThink, conta direto de Nova Iorque o que aconteceu no IAB Mixx 2009

"Conversando com alguns dos mais de 140 brasileiros que vieram para Nova Iorque acompanhar o Mixx, evento organizado pelo IAB que acontece durante a Advertising Week, a impressão parece ser bastante uniforme: Fica difícil para quem trabalha conectado o tempo todo encontrar conteúdo em eventos atualmente, porém, a possibilidade de parar e refletir longe da correria do dia-a-dia compensa tudo. O primeiro dia do Mixx foi de poucas novidades, porém, muitas confirmações sobre para qual caminho está apontando a relação das marcas com os consumidores.

A apresentação de abertura foi feita pela Ann Lewnes, vice-presidente de marketing da Adobe. Segundo ela a nova publicidade está apoiada em três pilares: – Tudo comunica: O mundo digital rompeu a barreira entre conteúdo e publicidade. Aplicativos, conteúdos e sites comunicam tanto quanto banners e emails marketing. A estratégia de comunicação deve considerar todos estes pontos de contatos; – Marketing é uma rua de mão dupla: O monólogo deve ser substituído imediatamente pelo diálogo. Ela apresentou o case do Adobe Lightroom que foi desenvolvido em conjunto com os usuários, 500 mil baixaram o beta e 8000 enviaram feedback de forma pró-ativa; e – Pense fora do retângulo: O retângulo no caso é o famoso banner. Ann demonstrou vários cases baseados em widgets e aplicativos que geram um engajamento muito superior.

A segunda apresentação principal do dia foi com Tim Armstrong, CEO da AOL. Tim chegou do Google com a missão de reinventar o negócio da AOL que tem retraído nos últimos anos. Todas suas estão apostadas no conteúdo, segundo ele a terceira onda da Internet. A AOL quer funcionar como guarda-chuva para milhares de sites e blogs de nicho.

Yusuf Mehdi, VP de online audience da Microsoft, começou sua apresentação com o famoso gráfico que mostra o tempo de adoção de diversos meios e ferramentas, o último a entrar na lista é o Facebook, que precisou de apenas nove meses para atingir 50 milhões de usuários. Em seguida teorizou cinco aprendizados que as marcas tem que passar para atingir sucesso atualmente: Ser autêntica; Mensurar e otimizar suas campanhas de forma sistemática; Transformar sua propaganda em conteúdo; Aproveitar o contexto e o que está acontecendo no mundo neste momento; Ser social, ouvir e participar da conversa. O ponto alto da apresentação (prova que a platéia era composta por entusiastas da tecnologia) foi a demonstração do escritório do futuro baseada em telas touch screen e assistentes virtuais".

Marcelo Tripoli, CEO da agência iThink.

http://www.proxxima.com.br/portal/noticia/Poucas_novidades,_porem,_muitas_confirmacoes

 

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