O 1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing trará ao Brasil alguns dos estrategistas que transformaram Barack Obama no maior fenômeno de marketing dos últimos anos.

Realizado pela The George Washington University, principal escola de política pública aplicada do mundo, o encontro reunirá lideranças políticas, profissionais das áreas de comunicação e marketing, estrategistas e cientistas políticos, além de especialistas em mídias digitais.

Com abertura do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do reitor da The Graduate School of Political Management e consultor democrata, Christopher Arterton, o Seminário acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, no Hotel Renaissance, na capital.

Nas palestras, os estrategistas Scott Goodstein e Ben Self falarão, respectivamente, sobre a plataforma de comunicação via celular da campanha de Barack Obama e o uso da internet para arrecadação de fundos e como meio de formar opinião.

O publicitário Jason Ralston, cérebro da publicidade na campanha de Obama, detalhará como foram desenvolvidas as mensagens-chave que levaram à construção do conceito “Change”, enquanto Peter Giangreco, um dos maiores especialistas em direct mail dos EUA, fechará o seminário fazendo um balanço da última campanha presidencial americana e sobre como os processos de comunicação foram afetados depois dela.

Durante os dois dias, serão debatidas diversas formas de utilização das novas ferramentas de comunicação e marketing, transportando a experiência americana não apenas para o cenário político do Brasil, mas também para o ambiente das empresas no país.

Também participam das mesas de debates o ministro Carlos Ayres Britto; Antônio Lavareda, consultor de comunicação da Presidência da República no Governo Fernando Henrique Cardoso; Luiz Gonzalez, fundador da empresa Campanhas, especializada em comunicação política e eleitoral; e Ivo Correa, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google Brasil, entre outros.

O Seminário prepara a entrada da The George Washington University no Brasil, onde tem planos de atuar na área de consultoria, a exemplo do que já faz em vários países da América Latina. Com o apoio do Instituto Endeavor, Fundação Brava e Enox, o encontro será realizado para cerca de 350 pessoas.

Serviço e Programação

1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing – George Washington University
Local: Hotel Renaissance – São Paulo
Data: 15 e 16 de outubro
Tradução simultânea para inglês
Capacidade: 350 participantes
Ingressos: www.oefeitoobama.com.br

Estrategistas

Peter Giangreco é um dos maiores especialistas em direct mail dos EUA e coordenou toda a estratégia de mail da campanha de Barack Obama. Também atuou diretamente nas campanhas de Bill Clinton e Al Gore. É sócio do escritório The Strategy Group, em Chicago.

Jason Ralston é sócio da Ralston Media Group. Foi responsável pela criação de toda a divulgação da campanha presidencial de Obama, além de ter coordenado a estratégia do partido Democrata, em 2006. Desenvolve, ainda, estratégias de comunicação para fundações e associações, entre elas, a Bill e Melinda Gates Foundation.

Ben Self é sócio-fundador da Blue State Digital, empresa responsável pela estratégia que arrecadou mais de US$ 500 milhões via internet e atraiu milhões de voluntários nos Estados Unidos em prol da campanha presidencial de Barack Obama.

Scott Goodstein foi responsável por toda a plataforma de comunicação via celular da campanha presidencial de Obama. Com mais de 10 anos de experiência em campanhas políticas, é considerado um dos grandes gurus das novas mídias nos EUA. É sócio das empresas Catalyst Campaigns e Revolution Messaging.

Programação

15 de outubro (quinta-feira)

8h30 – 9h Abertura – Prefeito Gilberto Kassab
9h15 – 10h30 A Internet na Campanha de Obama – Como a rede foi usada para arrecadar fundos e atrair milhões de voluntários nos EUA
Palestrante: Ben Self (Blue State Digital)
10h30 – 11h Coffee Break
11h15 – 12h45 A Internet como ferramenta de gestão pública e nas campanhas institucionais e políticas: Qual o futuro da rede no Brasil?
Moderador: Cila Shulman, GSPM
Participantes: Ivo Correa (Google Brasil)
Max Petrucci, (Garage)
Rodrigo Mesquita, criador da rede Peabirus
13h – 14h15 Break para almoço.
14h30 – 16h A comunicação e as eleições de 2010 no Brasil
Moderador: Antônio Lavareda
Participantes: Ricardo Kotscho
Luiz Gonzalez
Marcelo Simões
16h – 16h20 Coffee Break
16h30 – 18h A construção da mensagem: o case Obama
O estrategista Jason Ralston mostrará, em detalhes, como ele e sua equipe desenvolveram as mensagens da campanha Obama e como chegaram ao conceito “CHANGE”
18h Encerramento

16 de outubro (sexta-feira)

9h – 10h20 O marketing via celular: o case da campanha de Barak Obama
Palestrante: Scott Goodstein
10h20 – 11h10 O celular no Brasil: Perspectivas e estratégias de uso
Palestrante: Marcelo Castelo (Fbiz)
11h10 – 11h30 Coffee Break
11h40 – 13h Os desafios da construção e manutenção da imagem pública de empresas e políticos
Moderador: Flavio Castro, FSB Comunicação
Participantes: Renato Pereira (Prole Gestão da Imagem)
Expedito Filho (Máquina da Notícia)
13h – 14h45 Break para almoço.
14h45 – 16h15 O marketing político e o marketing institucional: como um influencia o outro
Moderador: Antônio Freitas (Master)
Participantes: André Eppinghaus (Prole Gestão de Imagem)
Rui Rodrigues (MPM propaganda)
Nelson Biondi (Biondi Comunicação)
16h30 – 17h Coffee Break
17h10 – 18h45 As lições da campanha presidencial americana: a comunicação após o fenômeno Obama
Peter Giangreco falará sobre a estratégia de mailing e microtargeting da campanha
19h Coquetel de encerramento

http://www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=41950

Anúncios