Nova estratégia busca mais proximidade com anunciantes, agências e público internauta

Por Alexandre Zaghi Lemos
13 de Novembro de 2009 às 13:52

Deixando para trás os tempos em que dizia não precisar fazer publicidade de suas marcas, o Google tem aumentado o investimento em comunicação tanto com o mercado anunciante como com o público internauta.

A empresa é atendida no Brasil no sistema job a job por cerca de dez agências de diversas disciplinas, como relações públicas, eventos e mídia interativa. “Houve uma evolução no posicionamento do Google em relação à sua comunicação com o mercado. Hoje temos a necessidade de estar mais próximos de anunciantes e agências”, reconhece o diretor de marketing João Bortone. “Internamente, o Google tem uma visão clara do posicionamento dos nossos produtos. Contratamos agências para criação e execução“, detalha.

Na semana passada, o Google fez uma rara veiculação de anúncio em mídia impressa, no jornal Metro, para divulgar o novo Orkut, com estratégia da agência carioca AG Rio. A campanha inclui spots para rádios do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “O lançamento do novo Orkut envolve ações on e offline e parcerias com outras empresas. Estamos entrando em outras maneiras de fazer marketing. Além de anúncios em jornais e rádio, já fizemos adesivamento no metrô no Rio de Janeiro. É um trabalho diferente para nós, que estende nossa comunicação para outros canais”, frisa Bortone.

A primeira fase do lançamento foi feita com o personagem Danilo Miedi, “oficialmente o primeiro a entrar no novo Orkut”, que ganhou comunidade própria, interagiu com bandas como Skank e Detonautas e mantém um blog com vários textos, fotos e vídeos (veja aqui).

Além disso, a empresa acaba de colocar no ar o site TudoSobreGoogle.com.br, em que pretende consolidar todas as informações sobre a compra de publicidade em seus sites, através de canais específicos para agências, clientes e não clientes. Nesse caso, sua parceira é a paulistana Agência Ideal.

No endereço, o conteúdo está organizado como um “jornal eletrônico”, com entrevistas, artigos, blogs, fóruns e vídeos explicando cases veiculados por grandes clientes, como Unilever, Telecine e Livraria Cultura, entre outros.

“O Google produz uma grande quantidade de conteúdo de interesse comercial, parte dele relevante apenas por tempo determinado. Precisávamos de um local onde anunciantes e agências pudessem acessar uma sinopse, com a oportunidade de se aprofundar nas informações de seu interesse”, descreve Bortone.

O site terá um tamanho fixo e seu conteúdo será produzido por uma equipe multidisciplinar de funcionários do Google, de áreas como vendas, comunicação e marketing. “Optamos por um formato mais lúdico. A área de não clientes terá um discurso fixo, mas as de clientes e agências serão atualizadas constantemente”, detalha o diretor de marketing.

A intenção é consolidar no endereço todas as informações sobre a compra de publicidade no Google, ajudando agências e anunciantes a tirar o máximo de proveito das ferramentas oferecidas pela empresa.

Respondendo às reclamações de agências que não concordam com o assédio direto do Google aos seus clientes, Bortone sustenta que a empresa se esforça para construir uma relação transparente com o mercado. “As agências são parceiras importantes do Google, quanto mais conseguirem educar o mercado sobre nossas soluções, melhor para todo mundo. Nosso material educativo contribui para uma relação transparente entre o Google, as agências e os clientes”, acredita.

No blog Por Dentro do AdWodrs, mantido pela área comercial do Google, estreou recentemente um vídeo dando dicas de como o anunciante deve escolher um agência para gerenciar sua conta (veja aqui).

A aproximação se dá também com workshop realizados pelo Google dentro das agências, como o que ocorreu recentemente na DM9DDB. Em 2010, o Google continuará investindo em eventos. “Vamos diminuir a freqüência, mas teremos grandes projetos mais relevantes”, adianta Bortone.

http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Google_investe_em_comunicacao_com_o_mercado&origem=mmbymail&token=14407111479130-1632260269

Anúncios