Por Guilherme Felitti, do IDG Now!

Publicada em 04 de dezembro de 2009 às 07h00

Instituto monta comitê web para levar medição de revistas e jornais para web, em novo rival no setor com Ibope Nielsen Online, comScore e Hitwise.

Tradicionalmente relacionada à medição de vendagem de jornais e revistas, o Instituto de Verificação de Circulação (IVC) estabeleceu um comitê com especialistas do mercado de internet para traçar a estratégia que definirá sua atuação na aferição da audiência online no Brasil.

A primeira reunião do comitê aconteceu na tarde de quinta-feira (3/12) e, segundo o presidente do IVC, Pedro Martins Silva, serviu para que o órgão debatesse dois principais assuntos: categorias de classificação de sites e métricas usadas.

De acordo Silva, o IVC precisará tanto elaborar um sistema de classificação para sites como já faz com revistas, separadas em classes como "comportamento", "culinária" ou "semana"l, por exemplo, como decidir quais métricas usará além do número de páginas e “unique browsers”.

O IVC começou a testar a medição de tráfego online em um projeto piloto em 2008 que envolveu sete sites parceiros.  A primeira medição oficial foi em agosto deste ano. Com o acordo fechado com o portal clicRBS, do conglomerado de mídia RBS, o instituto atingiu 24 sites presentes na medição.
 
Com a criação do comitê web do IVC e a intensificação de contatos com o mercado, o setor de medição de tráfego online, ocupado tradicionalmente nos últimos anos apenas pelo Ibope Nielsen Online, ganha três novos concorrentes só no segundo semestre de 2009.

Além do instituto, a Hitwise chegou ao Brasil por meio de parceria com o Serasa Experian e a comScore, após meses de operação sem alarde, oficializou ao mercado a comercialização da sua ferramenta Media Metrix 360.

O IVC, porém, não rivaliza diretamente com nenhuma das outras três empresas pela diferença no critério de medição usado, defende Silva.

Ao invés de montar uma base de internautas, chamada de painel, com diferentes perfis demográficos para que os dados obtenham relevância estatística, o IVC usará ferramenta de análise de tráfego que os sites integração aos seus códigos. A estratégia resultará em informações mais precisas, segundo Silva.

"É complementar (a Ibope, Hitwise e comScore) porque, na parte da auditoria, você pega sites de qualquer tamanho. Pode ter 10 mil ou 8 milhões de visitantes únicos, que (os sites) continuam importantes na hora de planejar sua comunicação. Às vezes, seu público-alvo é pequeno", explica ele. "

Até agora, o IVC já fechou acordo com 24 veículos, com destaque para as versões online dos jornais Valor, O Estado de S. Paulo, O Globo, Extra, Zero Hora e Jornal de Londrina, a revista Caras e o site MacWorld Brasil, da Now!Digital Business, empresa que edita o IDG Now!, além do já citado clickRBS.

O executivo confirma contatos e negociações com portais nacionais e internacionais na tentativa de aumentar sua base de medição, sem revelar nomes.

"Nosso plano é atender a demanda que existe e é reprimida por sites que não têm grande audiência, mas são relevantes na comunicação de clientes, como veículos online regionais importantes que não aparecem em algumas pesquisas", explica.

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/12/07/ivc-aposta-em-nichos-para-ganhar-espaco-na-medicao-de-trafego-online/

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