Por Daniela Braun, para o IDG Now!

Publicada em 21 de janeiro de 2010 às 07h30

Modelos 5800 e 6710 Navigator já podem contar com GPS orientado por voz gratuito no Brasil e integração do serviço Ovi Mapas ao Facebook.

Disposta a atrapalhar a rota do Google Maps nos dispositivos móveis, a fabricante finlandesa de celulares Nokia pegou o caminho da popularização.  A partir desta quinta-feira (1/1), a empresa anuncia a oferta gratuita do serviço Ovi Mapas em 10 aparelhos da companhia, no mundo, incluindo GPS orientado por voz e sua integração a redes sociais.

O Brasil está entre os 180 países que terão acesso ao serviço de mapas, com pontos turísticos em 3D, e entre os 74 que contam com o recurso de GPS guiado por voz em 46 idiomas (incluindo o português) para rotas de carro e a pé. Além disso, o Ovi Mapas já está integrado ao Facebook, permitindo ao usuário postar um conteúdo na rede social e identificar sua localização, em tempo real.

No mercado brasileiro, o serviço já pode ser usado nos aparelhos Nokia 5800 e 6710 Navigator. Nas próximas semanas, o modelo N97 também será compatível com o novo Ovi Mapas e, até o fim de abril, a base contemplará 7 aparelhos, incluindo o smartphones Nokia E72 e modelos mais populares como o 5230, informa a diretora de marketing da Nokia no Brasil, Gabriela Portugal, em entrevista ao IDG Now!. Nos próximos meses, o número de modelos compatíveis sobe para 20.

Com a estratégia, a Nokia está de olho em um mercado potencial de 166 milhões de aparelhos compatíveis com serviços de GPS e do qual possui 50% de participação, segundo a consultoria Canalys. “Chegou a hora de transformarmos o mercado de navegação e fazê-lo dobrar de tamanho”, afirma Gabriela.

A partir de hoje, 20 milhões de aparelhos da fabricante finlandesa já podem usar o serviço, por meio do portal www.nokia.com.br/mapas ou pelo próprio aparelho. Até o final deste ano, a empresa espera contar com 50 milhões de aparelhos elegíveis ao GPS. Antes da abertura do Ovi Mapas, o serviço era oferecido somente de forma embarcada em alguns aparelhos e a licença de navegação por voz custava 150 reais por um ano.

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/01/21/nokia-populariza-gps-no-celular-e-integra-localizacao-a-redes-sociais/

Anúncios