COMO A TECNOLOGIA 4G IRÁ REVOLUCIONAR O MERCADO DE CELULARES

A telefonia móvel 4G ainda está engatinhando, mas já podemos notar que os aparelhos 4G irão revolucionar o jeito que vemos e utilizamos os celulares. Esta tecnologia ainda está em testes no Japão, onde já conseguiram alcançar a velocidade de conexão de 10Mbps – maior que muitas conexões ADSL de hoje em dia. O conceito 4G vai muito além de telefonia móvel, já que não pode ser considerada uma evolução dos padrões de telefonia celular, tais como as existentes no mercado até 3G. As novas tecnologias de redes de banda larga móvel sem fio permitirão o acesso a dados em dispositivos que operam com IP, como computadores, notebooks e handsets.

O 4G ainda está sendo desenvolvido prevendo oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), vídeo-chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados, sempre no conceito de uso em qualquer local e a qualquer momento.

Celulares como hotspots

A tecnologia 4G irá transformar seu celular basicamente em um hotspot wi-fi. Em viagens, basta levar seu celular e um notebook/tablet para você ter conexão de internet banda larga instantânea, sem a necessidade de gastar dinheiro extra. Isso ainda perimitirá dividir sua conexão com outras pessoas e/ou aparelhos, tal qual um roteador faz hoje em dia.

Internet em casa será redundante

Falando em roteadores, há de se pensar nisso: com a absurda velocidade do 4G (de 3 a 10Mbps), as conexões de internet banda larga em casa serão redundantes. Para quê pagar um provedor para obter conexão em casa quando seu celular proverá uma banda larga mais rápida e possivelmente mais barata?

Vídeo-chat

Já existente em celulares 3G, o vídeo-chat parece ser o futuro em termos de comunicação. No entanto, uma conversa em vídeo-chat utilizando o 3G fica praticamente inviável, pois a velocidade é baixa. Com o 4G, este cenário muda e o vídeo-chat se torna uma realidade. Isto pode ir além, podendo popularizar os games em realidade virtual.

“Telesaúde”

Este termo poderá ser a maior novidade em termos de medicina e tecnologia. Juntamente com o 4G, vários tipos de sensores virão para monitorar seu corpo. Estes sensores estariam então conectados a computadores que lhe diriam se você está sofrendo de alguma doença. Caso você se machuque gravemente e ninguém saiba ou possa te ajudar, estes sensores avisariam médicos e lhe ajudariam. Se tudo isto será verdade, não sabemos. São apenas previsões, algumas mais realistas, outras nem tanto. Como esta tecnologia ainda está em testes no Japão, ela só deve chegar no Brasil em 2011 e ainda assim a preços exorbitantes (infelizmente). Volte aqui daqui um ano e veja se nossa “bola de cristal” foi certeira ou não.

(Via DVICE)

Anúncios