Ferramenta fará concorrência direta com serviço de telefone on-line Skype.
Gmail já permitia conversas de voz e videochat.

Reuters

imprimir

Google cria ferramenta de chamadas telefônicas
concorrente ao Skype (Foto: Divulgação)

O Google anunciou nesta quarta-feira (25) que usuários de seu serviço de e-mail, Gmail, poderão ligar para telefones normais diretamente do site, em concorrência direta com o serviço de telefone on-line Skype e operadoras de telecomunicações.

Embora o Google já permitisse conversas de voz e videochat por meio do Gmail, a empresa afirmou que, a partir desta quarta-feira (25), também irá oferecer, pela primeira vez, ligações para telefones comuns, tanto fixos quanto celulares.

Tarifas baixas
O Google promete ligações gratuitas para telefones nos Estados Unidos e no Canadá até o final do ano, e diz que irá cobrar tarifas baixas por ligações para outros países. A companhia de Internet afirmou que o preço de ligações para Reino Unido, França, Alemanha, China e Japão, por exemplo, seria de US$0,02 por minuto.

A ferramenta funcionará da mesma forma que um telefone normal. Para fazer uma ligação, o usuário deve clicar na opção "Ligar para Telefone" em sua lista de amigos de bate-papo ou digitar o número ou o nome do amigo com quem quer falar.

O Skype já oferece os serviços de ligação para telefones e conversa de voz desde 2003. A empresa afirmou, no começo de agosto, que busca levantar US$100 milhões em uma oferta pública de ações.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/usuarios-poderao-fazer-ligacoes-para-telefones-pelo-gmail.html

Anúncios