Por PC World/EUA

Publicada em 10 de setembro de 2010 às 09h20

Recurso que revela os resultados de busca na velocidade da digitação poderia ser combinado ao Google Desktop na criação da ferramenta ideal.

O novo Google Instant Search revela os resultados da busca web na velocidade que você digita. Embora seja tão incrível quanto possa parecer, os resultados são confinados à web.

A Google tem os elementos – combinando o Google Instant com o Google Desktop – para desenvolver um recurso de busca universal que pode aumentar drasticamente a produtividade.

Marissa Mayer, vice-presidente de Produtos de Busca e Experiência do Usuário da Google, descreve as vantagens do Google Instant, em um blog.

“Os benefícios de um Google Instant são muitos – mas o principal é o tempo economizado. Nosso teste mostrou que o Google Instant economiza de dois a cinco minutos por busca, para um usuário médio. Com o Google Instant, estimamos que poderemos fazer nossos usuários economizarem 11 horas por ano, segundo a segundo!”

Isso soa impressionante, mas quantas buscas web um usuário médio faz por dia? Eu poderia pesquisar a web cinco ou dez vezes por dia, mas a Internet é meu ganha-pão, assim eu posso não ser um caso válido. Mesmo assim, assumindo que o Google Instant pode economizar três segundos por busca, eu economizaria 30 segundos por dia, ou 2,5 minutos por semana de trabalho, o que daria um total de mais de duas horas por ano de tempo ganho.

Certamente não é nada desprezível – especialmente para grandes organizações com milhares de empregados, cada um economizando duas horas por ano. No entanto, a busca web já é bastante rápida, e entre o Google e o Bing eu posso geralmente encontrar o que procuro de forma bastante rápida. Encontrar dados locais já é uma história totalmente diferente.

O conceito de busca na velocidade da digitação não é novo. É novo para a busca na web da Google. O X1 oferece resultados instantâneos de busca para e-mails, anexos de arquivos, arquivos locais, eventos de agenda, contatos, e-mails arquivados, e dados remotos como servidores de arquivos e dados Microsoft SharePoint.

A Microsoft tem um recurso de busca parecido embutido no Windows 7. O problema com essas buscas no desktop é que elas não incluem os resultados de busca na web.

O Google Desktop oferece busca local comparável de e-mails, arquivos, música, fotos, chats, Gmail, e páginas web já vistas, mas não na web. Basicamente, se um usuário quer encontrar um bom exemplo para criar uma planilha de acompanhamento de gastos de projetos, ele terá de fazer buscas separadas em dados locais e na web, e comparar os resultados para encontrar a melhor opção.

E se a Google combinasse o Google Instant com o Google Desktop, para criar o Google Universal? Eis uma aplicação que realmente pode dar impulso à produtividade.

O Google Instante e o Google Desktop são excelentes ferramentas, mas uma barra de buscas que mostrasse preditivamente os resultados instantâneos dos dois ambientes – web e desktop – em um única interface seria a ferramenta definitiva para que os usuários trabalhassem de forma mais eficiente e eficaz.

(Tony Bradley)

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/09/10/ei-google-que-tal-uma-google-universal-instant-search