Por PC World/US

Publicada em 19 de novembro de 2010 às 10h00

Recurso se assemelha ao Google Analytics, mas, em vez de medir a popularidade de um site, mede a de um perfil.

O Twitter é como um concurso de popularidade no colégio. Quantos seguidores você tem? Eles se importam com o que você posta? O que você precisa falar para aumentar sua influência? O que deve evitar?

Pensando nisso, o Twitter criou uma ferramenta de análise de audiência, que já está sendo testada por alguns usuários selecionados. Ainda em versão alfa, o recurso é similar aos aplicativos que empresas utilizam para verificar o impacto de seus tuites. A previsão é de que antes do fim de 2010, o produto já esteja disponível a todos os membros do serviço, ansiosos por medir o próprio sucesso.

Segundo as imagems publicadas pela Mashable, a ferramenta do Twitter será muito parecida com o Google Analytics – usado para examinar a audiência de sites. Aos usuários sensíveis, no entanto, um aviso: tal qual o aplicativo para Facebook, que mostra quem o excluiu da lista de amigos, a do microblogging fará o mesmo, além de deixar mais explícito qual tuite foi a gota d´água. Portanto, se você tiver baixa auto-estima ou estiver preocupado com a decadência de seu perfil, fique longe do novo recurso.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, de acordo com o The Next Web, usuários que estão fazendo “coisas interessantes” com suas contas já foram convidados a utilizar a ferramenta.

O Twitter, aliás, por mais que não tenha liberado o recurso, utiliza algo semelhante para sugerir seguidores a seus membros. Seu fundador, Ewan Williams, na última conferência sobre Web 2.0, realizada em São Francisco, afirmou que “ciência e matemática” são duas disciplinas usadas para descobrir a relevância de determinada conta para o usuário, seja por causa de interesses próximos, seja devido aos seguidores em comum.

(Brennon Slattery)

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/18/ferramenta-de-analise-do-twitter-vai-medir-o-quanto-seu-perfil-e-legal/

Anúncios