Inacreditavelmente ainda existem muitas empresas hoje em dia que bloqueiam o acesso dos seus funcionários às redes sociais, seja porque ainda não participam activamente enquanto empresas nessas redes ou mesmo participando, não sabem como lidar com o envolvimento dos seus funcionários nas mesmas.

Com receio de que passem demasiado tempo nas redes sociais, muitas empresas limitam-se a bloquear o acesso às mesmas, não compreendendo que tem o mesmo efeito que bloquear o acesso dum cliente.

A presença nas redes sociais enquanto empresa torna-se praticamente obrigatória actualmente, de forma a não só divulgar os seus produtos e/ou serviços mas também a interagir com clientes e potenciais clientes. E porque não há-de ser importante envolver os funcionários da empresa neste processo, em vez de “colocá-los a um canto”?

Algumas das razões porque deve envolver os seus funcionários nas suas actividades de redes sociais:

1. Torná-los os seus embaixadores

Frequentemente, os profissionais de marketing esquecem-se de olhar para os seus colegas da empresa quando procuram por “evangelistas” online da marca. Nem todos os funcionários poderão ter o perfil adequado a ser um embaixador online da marca, mas abra os olhos e procure aqueles que gostam realmente de comunicar online e fazem-no duma forma viral e responsável, principalmente se fizerem parte da equipa técnica da empresa. Podem ser as melhores pessoas a interagir online com potenciais clientes.

2. Torne os conteúdos fáceis de partilhar

A nível online deverá sempre utilizar conteúdo escrito de forma simples e objectiva. Isto torna o mesmo fácil de entender e de partilhar. Rapidamente os funcionários da empresa deverão entender a mensagem e o seu valor, criando apetência em partilhá-la.

3. Eduque os funcionários em redes sociais

Obviamente que para entrar numa estratégia de marketing online e redes sociais deverá saber utilizá-las de forma eficiente. Porque não utilizar então esses conhecimentos e em vez de bloquear o acesso dos funcionários às redes sociais, educar os mesmos sobre o que são redes sociais, porque são utilizadas para promover a empresa e porque a empresa está a apostar nelas, e a importância que tem dos funcionários de participarem e partilharem de forma responsável. Actualmente é quase uma responsabilidade civil de cada empresa ter este tipo de actividades, além de evitar situações desagradáveis de futuro. Se necessitar, existem actualmente no mercado muitos cursos de redes sociais online.

4. Comunique internamente antes de externamente

Isto torna-se importante quanto maior for a dimensão da empresa. Seja através de intranet, apresentações internas de produtos ou uma página institucional no Facebook, sempre que existe algo importante a ser comunicado externamente através das redes sociais, comunique primeiro o mesmo aos seus funcionários. Estes irão sentir-se mais envolvidos no processo.

5. Crie páginas nas redes sociais para os funcionários

Por exº no Facebook crie uma página institucional apenas para funcionários da empresa. Esta acção também se torna mais importante quanto maior for a dimensão da empresa. Esta página irá conter informação exclusiva dirigida apenas a funcionários assim como passatempos internos. A idéia é fidelizar os seus clientes internos, de maneira a que passem mais tempo na SUA página que noutras páginas de outras marcas.

Conclusões

Todas estas acções têm como objectivos educar os funcionários para funcionarem de forma activa e responsável com as redes sociais e também produzir um efeito viral interno que irá ter um efeito positivo não só na promoção da marca externamente mas também na retenção do talento interno. Da forma como a Economia se encontra actualmente, nunca foi tão importante reconhecer, valorizar e manter o talento interno como a forma mais inteligente de ultrapassar a crise. As redes sociais são um aliado e construir uma base sólida baseada nas redes sociais acaba por ter um efeito viral que acaba também por ir para o mundo offline.

Não bloqueie o acesso às redes sociais dos seus funcionários, ter consciência do mundo actual em que vivemos, entrar neste mundo online e educar os seus funcionários a utilizá-las é a estratégia vencedora que deverá ter.

Fonte: http://www.digitalmarketingpt.pt/porque-deve-incluir-os-funcionarios-da-sua-empresa-nas-redes-sociais/

Consultora de Marketing digital Carla Gadyt.

 

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