Tentar prever o futuro é uma tarefa difícil, mas quando se está baseado em tendências, este processo se torna, no mínimo, mais coerente. A partir de tendências do amanhã e o que está acontecendo hoje, a Resource Interactive elaborou um vídeo que tenta prever como será o futuro do e-commerce.

Um dos primeiros elementos de mudança apresentados no vídeo é a transição do e-commerce para o everywhere commerce, onde os dispositivos móveis serão responsáveis pelo próximo passo das vendas. A integração entre redes sociais, fontes de notícias e vendas também estão cotados como um futuro próximo, onde é possível realizar compras a partir dos mais variados canais, não apenas dentro da loja.

A conquista de clientes pelo Facebook e a transição das buscas tradicionais por texto, pela busca por imagens do Google (

) também é apontado como uma tendência do e-commerce e da forma como a Internet é utilizada.

Mas, uma das principais tendências, tanto do futuro quanto de agora, é a geolocalização. Oferecer benefícios aos clientes que usarem o celular para compartilhar seus produtos, informações oferecidas por sua empresa para os usuários do FourSquare e similares, já é uma realidade.

Com isso, os dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) ganham as ruas e as mãos dos clientes que levarão a interatividade para qualquer lugar. Sem falar na realidade aumentada, que já foi usada em cases de e-commerce aqui no Brasil pelo Submarino e pela PostHaus e que também é apresentada como o futuro do e-commerce e do varejo tradicional.

Apesar de ser apenas um vídeo, prestar atenção no que se espera do futuro é essencial para saber como se comportar e inovar em mercados cada vez mais competitivos. A partir de um olhar mais apurado sobre o futuro e a leitura correta das tendências, prever o amanhã poder ser mais fácil, mesmo sem ser preciso.

Vamos ao vídeo?

CAMILACAMARGO

http://pontocomteudo.com/2010/11/02/o-e-commerce-de-amanha/

Anúncios