Vejo muitos candidatos a empreendedores andando por aí, afinal, virou moda ser empreendedor. O pessoal sempre com muitas idéias, ou ainda apenas ideais, na cabeça e aquela vontade de começar o quanto antes a tocar os seus projetos. O empreendedor web mais comum no meu círculo de amizades é, obviamente, aqueles que querem montar sua própria fábrica de aplicações web, sites e afins.

Já participei de diversos tipos de iniciativas como essa, acreditem. Desde uma equipe de trabalho remoto, isto é, a comunicação se resumia à um fórum de discussão e muito MSN, passando por uma "equipe" com um vendedor, e até aquela velha tentativa de juntar um grupo de amigos e mãos a obra.

Minha experiências como Empreendedor Web

Com base nesta experiência, aprendi alguns princípios que podem servir de dicas para quem pensa em tocar um projeto como este:

Dividir para conquistar

Se você é especialista em uma única área, como desenvolvimento, design ou publicidade, não tente fazer tudo sozinho. Procure formar parcerias com características complementares à sua. Além de ganhar com o pouco do networking, pode trazer falhas ao seu produto.

Amigos e negócios à parte

Perdoado o clichê, não é por que você está cercado de amigos que tudo vai dar certo. O fundamental é que os objetivos estejam alinhados e as responsabilidades bem definidas, preferencialmente através de contrato, independentemente se você vai trabalhar com o amigo de infância ou com um profissional que acabou de conhecer.

Antes de tudo, saiba vender

Você pode ter um ótimo produto com ótimo custo/benefício, mas nunca vai conseguir vendê-lo se não souber convencer o cliente disso. Se essa não é sua praia, pense novamente nas parcerias.

Poder de decisão

Em momentos críticos é fundamental ter um meio ágil de tomar decisões. Caso as decisões sejam votadas por uma equipe, é preciso definir logo um critério de desempate. Se você for o dono do projeto, deixe claro desde o início que as decisões são de sua responsabilidade.

Saiba rejeitar Jobs

No início pode parecer tentador pegar todos os trabalhos que aparecerem pela frente, independente do tipo do projeto, tipo do cliente e etc. É preciso saber reconhecer os Jobs e clientes problemáticos para evitar problemas que, ao invés de aumentar o seu portfólio, pode acabar com ele.

E você? Já passou por problemas na tentativa de montar seu próprio negócio? Deixe seu testemunho como empreendedor web

http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/5-dicas-para-o-empreendedor-web/

Anúncios