January 18th, 2011

Um dos fantasmas do e-commerce e que assombra muitos empresários, são os carrinhos de compra abandonados. Ao navegar pela loja e encontrar os produtos que deseja, o cliente mostra o interesse em comprar, chega até a última etapa da compra, mas por algum motivo desiste.

Às vezes a compra foi interrompida por um evento externo, ou seja, uma necessidade de sair ou desligar o computador, por exemplo. Nestes casos, é interessante deixar o carrinho ativo por dois a três dias, caso o cliente volte e queira completar a compra de onde parou.

Porém, um dos motivos da desistência pode ser a falta de atrativos em sua loja, como frete grátis, desconto para pagamento à vista ou não aceitação da bandeira do cartão de crédito que o cliente possui. Como no ambiente online não é possível saber os reais motivos da desistência, utilizar ferramentas de identificação de clientes e oferecer benefícios exclusivos é uma alternativa que permite a reversão de perdas e aumento na lucratividade de um e-commerce.

Como reverter um carrinho de compra perdido

Para reverter um carrinho de compra abandonado em uma venda, é possível utilizar ferramentas de acompanhamento de clientes. Ao identificar uma desistência, esta ferramenta sinaliza qual cliente desistiu da compra, qual era o produto e o valor dele. Com estas informações, é possível entrar em contato com este cliente por email (desde que ele permita o envio), por exemplo, oferecendo um desconto exclusivo naquela compra, mais opções de parcelamento ou frete grátis.

Não abusar é a regra

Apesar de parecer impossível resistir ao fato de poder reverter um carrinho perdido, é importante frisar que não é bom abusar nas promoções. Uma das regras para a compra é a necessidade devido a escassez ou exclusividade. As promoções funcionam assim, pois oferecem um benefício passageiro ao cliente criando a necessidade de compra naquele momento.

Se sua loja oferecer descontos aos seus clientes sempre que eles chegarem no carrinho de compra e desistirem, você acaba anulando o efeito das promoções. Realmente tornar este processo de recuperação exclusivo, usando-o algumas vezes ao dia é uma forma de criar o efeito WOW em seus clientes.

Por isso, verifique o número de carrinhos abandonados em sua loja e compare com o número de visitantes para ter um número máximo de benefícios a serem concedidos por dia, semana ou mês. Assim, o seu diferencial ao oferecer um benefício ao cliente que desistiu da compra será realmente visto como tal.

Qual ferramenta usar?

A eBehavior oferece uma ferramenta de acompanhamento de clientes em lojas virtuais. O eBcommerce permite a identificação de carrinhos de compra abandonados permitindo a recuperação de 10 vezes mais carrinhos. Para saber mais sobre o ebcommerce, entre em contatoconosco.

Fonte – http://ebehavior.com.br/blog/

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