30 de janeiro de 2011, 21:39

SEO: utilize palavras-chave nos títulos, na descrição, no conteúdo e na conclusão dos textos de seu site para atrair muito mais público.

Por Guilherme Grillo

A otimização de sites (SEO) faz parte da estratégia de marketing digital. Escrever um conteúdo otimizado para SEO é essencial para estar bem posicionado nos mecanismos de busca. Um conteúdo único e exclusivo, atualizado e feito para o usuário gera divulgação espontânea e tráfego.

Para este fim, todo o conteúdo deve ser escrito baseado nas palavras-chave ou keywords mais relevantes para o assunto do texto, de acordo com a análise feita pelo profissional de SEO.

Basicamente, as técnicas são as seguintes:

  • Utilizar as palavras-chave nos títulos, descrição, conteúdo e rodapé;
  • Ao utilizá-las no conteúdo, fazer isso de maneira leve, tentando não deixar o texto repetitivo, dividindo-o em blocos, usando sinônimos.
  • Construa links entre as páginas (crosslinks) utilizando palavras-chave;
  • Os principais mecanismos de busca sempre lêem o conteúdo e dão muita importância ao primeiro e último parágrafos, então é importantíssimo que se utilize o máximo de keywords, porém em um texto curto e que dê uma idéia geral do que fala a página toda. E, no fim, também fechar com as palavras-chave para mostrar que o texto todo falou daquele assunto.

Mas atenção, não é só usar as keywords e pronto; o texto inteiro tem que ser relevante. Uma vez eu vi um exemplo interessante em uma apresentação. Se você tem dois textos concorrendo por uma boa posição nas páginas de resultados de busca (SERP – Search Engine Results Page) e um diz assim:

Para tanto, é necessário ser um superman para conseguir operar uma máquina dessas, além de muitos anos de treinamento.

E no outro:

No banheiro dos fundos do Planeta Diário, onde Clark Kent se transforma no superman e sai para salvar a cidade.

Os dois textos usam a palavra “superman” em seu conteúdo, porém o que irá ficar melhor posicionado na busca é o segundo, pois a combinação das palavras Planeta Diário, Clark Kent e Superman estão muito mais presentes nas páginas pela web, fazendo com que o buscador entenda que este é mais relevante.

Não basta apenas utilizar as palavras-chave, é preciso usar com sabedoria e procurar uma combinação que aumente a relevância de todo o texto.

http://webinsider.uol.com.br/2011/01/30/pequeno-guia-para-produzir-conteudo-otimizado/

Anúncios