Publicado em 16.02.2011

Diferente dos sites de compras coletivas, serviço convida o consumidor a listar pedidos em página na web além de divulgá-los nas mídias sociais. Só então promoções serão viabilizadasRenato MotaEspecial para o JC

Foi lançado ontem um site que promete realizar os desejos dos internautas. O Clubox (www.clubox.com.br) é uma página de compras diferente, que usa um conceito novo chamado social commerce. Nada mais que o nosso velho e-commerce, mas com o toque de interatividade das redes sociais.

Tampouco se trata de uma página de compras coletivas, embora lembre o serviço em alguns aspectos, como explica o diretor-executivo do projeto, André Gusmão. “A principal diferença é que são os usuários que criam as ofertas, não os fornecedores”, afirma. Cabe ao internauta fazer seu cadastro no site e dizer o que quer, seja um produto, seja um serviço. A partir daí, a equipe comercial da empresa corre atrás para atender os desejos dos usuários.

“Entramos em contato com nossos parceiros para tentar viabilizar uma oferta que seja diferenciada. Pode ser um desconto ou um pacote especial de produtos ou serviços, mas a ideia principal é que nosso cliente tenha seu desejo realizado da melhor forma”, conta Gusmão. Para que o internauta tenha sua vontade atendida, é preciso que um número razoável de outros usuários também desejem a mesma coisa. É o inverso dos sites de compra coletiva, em que a empresa faz a oferta e os clientes devem bater uma cota. “Quando um bom número de usuários pede a mesma coisa, nós temos um subsídio para usarmos na hora de negociar com os fornecedores”, diz o diretor. A demanda ainda pode ser potencializada graças ao uso das redes sociais. “Estaremos monitorando sites como Twitter e Facebook para filtrar os desejos dos usuários cadastrados. Mas só contam mesmo os pedidos feitos através do site”, alerta.

Por enquanto, a página só está recebendo os cadastros e anotando os pedidos. As primeiras ofertas surgirão apenas depois de 16 de março. “Temos também alguns desejos prontos. Nesse sentido, será igual a um site de compras coletivas, ou seja, será necessário um número de pessoas para ativar”, explica Gusmão. A dica para que seu desejo seja realizado o mais breve possível é divulgá-lo entre seus amigos online, já que quanto mais pedidos, mais chances de acontecer.

O termo social commerce surgiu em 2005 no site Yahoo! para descrever as ferramentas colaborativas da página de e-commerce do portal. O conceito foi desenvolvido posteriormente e é utilizado para descrever os anúncios de produtos ou serviços quando gerados pelos próprios usuários.

 

Anúncios