Em fevereiro de 2011 o Google, realizou uma mudança bastante significativa no seu algoritmo de classificação do seu índice, intitulado como “Panda“. Para aqueles que não sabem ou nunca ouviu falar, ele é somente mais um fator dentre outras mais de 200 já implementadas para classificar as páginas no resultado de busca. O “Panda” tem como papel fundamental analisar a qualidade do conteúdo, logo no seu lançamento ele já havia atingindo 11,8% dos resultados nos Estados Unidos, agora é questão de tempo para ser implantando em outras regiões.

Apesar de ser mais um fator dentre outras mais de 200 já implementadas no algoritmo, ele tem feito muitos sites perderem audiência, pois o peso que ele possui é bastante significativa, também não é para menos o usuário quer uma ótima experiência quando está procurar algo, e para isso a qualidade do conteúdo é fundamental.

Segundo Amit Singhal do Google, o Pandaé somente uma das 500 melhorias que eles querem implementar só esse ano no algoritmo de classificação, ele dá um conselho para os produtores, redatores, webmaster ou qualquer pessoa responsável pelo conteúdo do site, o importante não é descobrir essas mudanças e sim fazer um conteúdo bom para o usuário, fazer com que a experiência dele seja o melhor, encontre realmente o que esteja buscando.

Num postpublicado no blog do Webmaster Central Blog, ele dá algumas questões para você refletir se o seu conteúdo é bom para o usuário em conseqüência para o buscador, mas lembre-se sempre, o conteúdo deve ser bom para o usuário.

A relação de perguntas abaixo é destinado para todos que produzem conteúdo, e que tem a preocupação com a qualidade, essas questões são as mesmas que norteiam os desenvolvedores do Google no momento de programar os algoritmos, veja a lista:

· Você confia nas informações apresentadas neste artigo?

· O artigo foi escrito por um especialista, um profundo conhecedor no assunto, ou é de um admirador, oportunista no assunto ou amador?

· O conteúdo foi duplicado, é redundantes ou é similar a outros textos, com pequenas ou algumas variações de palavras-chaves?

· Você tem coragem de informar dados de cartão de crédito nesse site?

· Será que este artigo tem erros de ortografia, estilo de linguagem, ou gramática?

· O conteúdo foi criados por escritores autênticos, ou foi gerado pelo próprio site ou um robô, tentando adivinhar o que pode classificar melhor nos sites de buscas?

· O artigo contém um conteúdo original ou informações, reportagens, pesquisa, ou análise confiável?

· A página possui um bom conteúdo, agrega valor no conhecimento se comparado com outras páginas que encontramos no resultado da pesquisa?

· Existem um controle de qualidade no conteúdo divulgado?

· O artigo aborda ambos lados da história?

· O site é de um profissional ou autoridade reconhecida no assunto?

· O conteúdo produzido foi divulgado em massa ou repassado para diversos sites, ou espalhados por uma grande rede de sites, enfim fazendo com que as páginas publicadas não recebessem tanta atenção ou cuidado?

· O artigo foi bem escrito, ou foi produzido as pressas de forma desleixada?

· Para um conteúdo relacionado a saúde, você confiaria nas informação contidas neste site?

· Você considera o site autêntico e reconhecido pelo nome?

· O artigo fornecer uma descrição completa e abrangente do tema?

· O artigo contém uma análise profunda ou informações interessantes que está além do óbvio?

· Você compartilharia, ou recomendaria essa página a um amigo?

· A página que este artigo está publicado possui uma quantidade excessiva de anúncios, que possa distrair ou interferir no conteúdo principal?

· Este artigo poderia ser publicado em uma mídia impressa, seja uma revista, enciclopédia, ou livro?

· Este artigos é curto, incompleto, ou falta detalhes fundamentais?

· A página foi feito com grande cuidado e atenção aos detalhes ou foi desenvolvida sem qualquer preocupação e atenção ou cuidado aos detalhes?

· Os usuários se queixam quando vêem as páginas deste site?

Tendo em mente e analisando as questões acima, podemos produzir conteúdo melhores, ser mais seletivos e melhorar a experiência do usuário. Afinal o conteúdo produzido na internet não para de crescer, hoje não são só as editoras, produtores, jornais que produzem o conteúdo, qualquer um conectado consegue produzir e publicar rapidamente na internet. E para tornar o tempo do usuário mais proveitoso é importante que ele encontre o que busca em pouco tempo. Por isso que o Google trabalha constantemente para melhorar a classificação das páginas, e fazer com que sites de péssima qualidade perca seu espaço para não desperdiça o tempo do internauta.

Fonte: More guidance on building high-quality sites e Google’s Farmer Update Live: 12% Of Google’s Results Forever Changed

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