A partir de agora, qualquer pessoa poderá utilizar o aplicativo da LikeStore para comercializar produtos e serviços por meio da rede social que mais cresce no Brasil

Após o sucesso do projeto-piloto realizado desde junho, a LikeStore (www.likestore.com.br) oferece, a partir desta terça-feira (09/08), a chance de qualquer um dos milhões de usuários do Facebook no Brasil transformar uma página da rede social em um e-commerce completo. Inédito no Brasil, o serviço permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, crie sua loja virtual gratuitamente, utilizando suas redes de amigos e fãs para divulgar ofertas e realizar vendas sem que o comprador tenha que sair da rede social. Esse tipo de experiência, denominada de social commerce, já é uma realidade nos Estados Unidos, onde deve movimentar US$ 1,2 bilhão até o final deste ano. Em seu primeiro ano de operação no Brasil, a LikeStore espera realizar aproximadamente 150 mil transações, com ticket médio de R$ 120, gerando R$ 18 milhões em vendas na rede social.

Este pioneirismo reforça o excelente momento da rede social no Brasil. Um levantamento feito pelo Social Bakers aponta que o país foi o que mais apresentou crescimento, de 21% só no mês de junho, ultrapassando a marca de 23 milhões de pessoas no país. Além disso, o lançamento da LikeStore tem o objetivo de disponibilizar mais um canal para o setor de e-commerce, que em 2010 comercializou internamente R$ 14,8 bilhões, de acordo com dados da consultoria eBit.

Para Gabriel Borges, um dos fundadores da LikeStore, a aposta no social commerce no Brasil é segura, já que a população é uma das mais engajadas social e virtualmente. “O brasileiro é altamente sociável, no mundo real e também no mundo virtual. Para se ter uma ideia, enquanto um usuário de redes sociais no mundo tem, em média, 130 amigos, há estudos que mostram que no Brasil, temos em média 231”, ressalta.

Em fase piloto desde o final de junho, a LikeStore registrou interessados em participar dos testes. Apenas com esse grupo, já há mais de 960 lojas realizando vendas dentro do Facebook através do serviço. “Antes de dar a chance de qualquer um montar sua própria loja, decidimos abrir gradativamente para os interessados, e, assim, disponibilizar uma ferramenta segura para seus usuários”, explica o diretor. “Sem dúvida, não esperávamos atingir essa receptividade do mercado, já que ainda não estávamos divulgando o serviço”, comemora.

Agora, a LikeStore está aberta para que todos os usuários da rede social possam criar suas vitrines de ofertas e realizar vendas no Facebook. Para configurar uma loja não é necessário nenhum conhecimento técnico. O serviço é bastante intuitivo e basta seguir alguns poucos passos para já colocar produtos e serviços à venda. Tudo de forma segura, certificada pela VeriSign. O aplicativo também ajuda o lojista a fazer seu controle de estoque, cálculo de frete com os Correios e acompanhamento dos pedidos realizados.

A LikeStore é um serviço totalmente gratuito para quem está montando uma loja. Não existe taxa de ativação, tampouco mensalidade. A remuneração se dará apenas por um comissionamento pelo sucesso de vendas realizadas. A cada venda será retido, automaticamente, um valor de 2% para remuneração da LikeStore. Para a remuneração do meio de pagamento (MoIP), será retido um valor de 5,9% acrescidos de R$0,39 (fixo) por transação. “Nossa intenção com esse modelo de negócios é fazer com que o risco de testar a força do social commerce seja zero para o lojista”, afirma o executivo.

Além de realizar vendas, a possibilidade de estar com um e-commerce dentro do Facebook aumenta a exposição da marca do lojista e suas ofertas. “Uma das principais características dessas mídias é estimular a recomendação entre amigos. O efeito de propagação das ofertas entre os amigos e os amigos dos amigos torna-se exponencial”, frisa Borges. Qualquer usuário da rede social pode curtir e comentar os produtos, publicando automaticamente a oferta em seu mural para todos seus amigos verem. Ao realizar uma compra, ele também tem a opção de compartilhar o que comprou em seu mural.

Para marcar esse lançamento, foi produzido um vídeo que fala sobre o potencial do social commerce e também explica a dinâmica de funcionamento do aplicativo. O vídeo está disponível no canal do YouTube da LikeStore (www.youtube.com/likestorebr).

Tecnologia: Dextra Sistemas (www.dextra.com.br)

Para tornar possível a ideia do serviço de comércio eletrônico dentro de uma rede social, Borges buscou o apoio da Dextra Sistemas, que cuidou do desenvolvimento tecnológico da ferramenta. A empresa conta com mais de 15 anos de experiência no setor, fator determinante na escolha. Para o gerente de negócios da Dextra, Marcos Alves, é importante para a empresa estar junto com um marco tão importante dentro da internet no Brasil. “O lançamento da LikeStore permite que empresas de todos os tamanhos possam adicionar, de forma ágil e efetiva, o social commerce em suas estratégias, alcançando seus consumidores onde quer que eles estejam. Pequeno, médio ou grande, é a hora de rentabilizar as redes sociais”, afirma.

Meio de pagamento para Facebook: MoIP (www.moip.com.br/facebook)

A LikeStore oferece uma solução avançada de pagamento disponibilizado pelo parceiro MoIP Pagamentos. Tal solução traz funcionalidades tanto para o vendedor, quanto para o comprador. Para o vendedor, oferece uma criteriosa análise na hora da compra, fazendo a gestão de risco do negócio e verificando rapidamente se há alguma fraude. Para o comprador, a solução ainda dá opção de parcelamento nas principais bandeiras de cartão de crédito (como Visa, MasterCard, American Express, Diners e Hipercard), débito em conta no Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, pelo cartão Visa Electron ou ainda pagamento via boleto.

A incorporação das facilidades na LikeStore só se tornou possível por conta do desenvolvimento pelo MoIP Pagamentos de um widget de meio de pagamento para Facebook (uma interface que integra, no caso, o sistema de pagamentos do MoIP ao Facebook) utilizada pelo serviço. “Como estamos inovando neste mercado, buscamos o MoIP, que tem uma característica inovadora e, já estava desenvolvendo o widget que precisávamos. Foi o casamento perfeito”, explica Borges.

Sobre a LikeStore: http://www.likestore.com.br

A LikeStore é o primeiro passo para a evolução do e-commerce no Brasil. Une a força da interação entre amigos nas redes sociais com o poder de conversão de vendas do e-commerce. Foi estruturada com o conhecimento de mercado de Gabriel Borges, que possui mais de 14 anos de experiência em estratégia digital, tendo atuado para marcas no Brasil e na Inglaterra. No campo acadêmico, é mestre em Marketing Avançado pela Universidade de Lancaster, da Inglaterra, além de ser pós-graduado em Estratégia de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Comunicação Social pela PUC Minas.

http://www.inteligemcia.com.br/42723/2011/08/09/likestore-servico-independente-de-e-commerce-para-facebook-lanca-hoje-sua-operacao-no-brasil/

Anúncios