Por Renato Rodrigues, do IDG Now!*

Publicada em 12 de outubro de 2011 às 19h30

·

Com o acordo, será possível aos desenvolvedores criarem apps para que as pessoas ‘leiam’ um livro ou ‘vejam’ um filme, em vez de apenas ‘curtir’.

SÃO FRANCISCO – O Facebook anunciou nesta quarta (12) uma parceria com o eBay, um dos principais sites de e-commerce nos EUA. O objetivo é criar aplicativos que facilitem o chamado "social commerce" – vendas motivadas pela recomendação de amigos.

O anúncio foi feito por Katie Mitic, diretora de plataforma e mobile marketing da rede social, durante o congresso Innovate Developer 2011.

A parceria irá permitir que as lojas online ofereçam mais opções de interação com os produtos no Facebook. Em vez de apenas publicar que "curtiu" algo, como acontece hoje, será possível "ler" um livro, "ver" um filme, "desejar"uma roupa, "comprou" um carro.

Segundo a executiva, a web está mudando da era da informação para a "social", do "o quê" para o "quem". "Pedimos informações e ajuda a amigos e familiares para tomar decisões sobre nossas compras", argumenta. É o ponto central do chamado social commerce. "Queremos trazer isso para a vida real", afirmou.

A integração facilita que os desenvolvedores usem os recursos do Open Graph dentro da plataforma X.commerce, o sistema aberto de e-commerceanunciado nesta quarta pelo eBay.

As empresas já têm uma parceria, que permite a compra de anúncios no Facebook por meio do PayPal, sistema de pagamento eletrônico do site de e-commerce. De acordo com analistas, com o anúncio de hoje a tendência é de novos acordos no futuro.

* o jornalista viajou a convite da PayPal

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/10/12/facebook-e-ebay-anunciam-parceria-para-incentivar-o-social-commerce/

Anúncios