Marcas estão entre as cinco maiores fan pages do Brasil, segundo ranking do Social Bakers, e buscam oferecer benefícios tangíveis aos consumidores

Cláudio Martins, do

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Segundo o ranking da última semana do Social Bakers, o Brasil é o sexto país em número de usuários no Facebook

Rio de Janeiro – Na busca por gerar um relacionamento na internet por meio do Facebook, marcas como Guaraná Antarctica, L’Oréal e Smirnoff se destacam pelos milhões de fãs e engajamento dos consumidores. Entre os principais fatores determinantes para o sucesso das empresas na rede social está a procura por levar o diálogo para fora da web, seja por meio de eventos e ações promocionais ou dicas sobre a utilidade de seus produtos no dia a dia.

Segundo o ranking da última semana do Social Bakers, ferramenta que mede a interação dos internautas nas redes sociais, o Brasil é o sexto país em número de usuários no Facebook, totalizando mais de 30 milhões de pessoas conectadas à plataforma. De olho neste potencial, a Ambev lançou oficialmente a página do Guaraná Antarctica em outubro de 2010 e, cerca de um ano depois, ela se tornou a fan page brasileira com o maior número de fãs, somando mais de dois milhões de usuários.

O crescimento da empresa também foi beneficiado pela expansão do Facebook no Brasil, que nos últimos seis meses alcançou uma alta de 68,29%, ainda segundo dados do Social Bakers. Para criar um diálogo com os consumidores, a marca se apropria do tema futebol, aproveitando o patrocínio à Seleção Brasileira, e aposta em parcerias com programas de TV e rádio.

Iniciativa inusitada para chamar atenção

Entre as ações para aumentar o número de fãs da página, em fevereiro de 2011, a marca prometeu presentear os consumidores que curtissem a fan page com mil litros de refrigerante, caso os números de um sorteio da Mega Sena se apresentassem em ordem crescente de 1 a 6. A iniciativa conseguiu trazer novos internautas para a página, apesar de a empresa não ter precisado pagar a promessa.

A marca também patrocinou programas de TV como Big Brother Brasil, Pânico na TV e A Fazenda, convidando o público a visitar a fan page. Os concursos culturais são outras ações constantes para se aproximar dos internautas. Ainda sob o mote futebol, e em parceria com o blog Muleque F.C., a marca distribui ingressos para os fãs de futebol acompanharem jogos do Campeonato Brasileiro em São Paulo, em uma área reservada, com direito a conhecer os jogadores dos clubes.

“Quando entramos no Facebook, havia outras páginas de Guaraná Antarctica criadas pelos internautas. Ao lançarmos a fan page, nosso objetivo era fazer parte de uma conversa que já existia e estabelecer um canal de contato mais próximo.Todas essas ações procuram sempre conectar o mundo offline com o ambiente online de forma complementar”, comenta Thiago Hackradt, gerente de estratégia jovem de Guaraná Antarctica.

L’Oréal aposta na diversidade brasileira

Quando a L’Oréal lançou a sua fan page no Facebook, também em outubro de 2010, a proposta original era um modelo de página institucional, apenas expondo os seus produtos. Aos poucos, a empresa percebeu a oportunidade de dialogar com as consumidoras e em janeiro deste ano definiu um plano de comunicação e relacionamento com as internautas, adotando uma postura semelhante a de uma revista.

O conteúdo postado traz vídeos, fotos e informações, de forma resumida, sobre eventos da L’Oréal em que a embaixatriz da marca Grazi Massafera e outras artistas ou modelos estivessem presentes. Outra forma de se aproximar das brasileiras foi a veiculação de posts sobre cuidados com cabelos crespos, uma iniciativa voltada especialmente para a fan page no Brasil e que pretende valorizar a diversidade do país.

As ações promocionais são outro método para gerar relacionamento e tráfego na página. Mensalmente, são sorteados kits de produtos e, para atrair novas fãs, as promoções são formuladas de modo que as internautas tragam outras amigas da rede para concorrer aos prêmios. Atualmente, a marca conta com mais de 1,5 milhão de fãs em sua página brasileira, superando o desempenho de países como Reino Unido (131 mil), Estados Unidos (1,69 milhão) e França (264 mil).

Um dos fatores que também levaram a marca a se diferenciar é a preocupação com as internautas que deixam a página. “Muitas empresas estão preocupadas em ganhar volume em suas fan pages e esquecem de dar atenção aos motivos que levam alguns internautas a deixarem de curtir a página, como o excesso de postagem ou uma reclamação não respondida”, considera Pedro Ivo, diretor executivo do WH Group, responsável pela agência Riot, que desenvolve o plano de comunicação da L’Oréal no Facebook, em entrevista ao portal.

Smirnoff aposta em mensagens direcionadas

A Smirnoff também figura entre as cinco maiores fan pages do Brasil e foi a primeira de bebida alcoólica a chegar a um milhão de fãs no país. A empresa lançou a página no início de 2010 com o propósito de embasar a plataforma de comunicação “Nigthlife Exchange” e, no último dia 12, finalizou a estratégia com a realização de uma festa em São Paulo. O objetivo da campanha era gerar um intercâmbio entre os jovens de países onde a marca está presente, tendo como tema a vida noturna de cada localidade.

A empresa desenvolveu sua estratégia de forma a proporcionar benefícios tangíveis para os consumidores. Dando continuidade à plataforma, a marca realizou sorteios que premiaram internautas com viagens para participarem das principais festas na Austrália, Alemanha e Ibiza. Mesmo durante os eventos, a companhia procura realizar ações que conectem os internautas à fan page, como disponibilizar sinal wi-fi livre no local e postar fotografias do público em sua página.

Outro ponto da estratégia de conteúdo de Smirnoff é dialogar com o consumidor em momentos propícios, com mensagens direcionadas. “Aproveitando o crescimento da mobilidade no Brasil, enviamos posts durante o dia com sugestões de festas e eventos para motivar os consumidores a saírem à noite e indicamos drinks para serem consumidos nas baladas. Já na madrugada, criamos posts de conteúdo participativo, do tipo ‘quer conhecer alguém?’, iniciando um chat entre os internautas no próprio espaço da marca”, explica Piero Franceschi, gerente de marketing de Smirnoff.

Portal EXAME

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